Notícias

LUTO NO SBT: Morre o nosso querido APRESENTADOR, passou mal durante gravações e não resistiu

Faleceu na tarde deste sábado (20), aos 90 anos, Luiz Maranhão Filho, que fez história no jornalismo, radialismo e dramaturgia de Pernambuco. Foi um dos estudiosos mais respeitados do Brasil na área de  comunicação, tendo escrito mais de 30 livros. Também era graduado em Direito, cursou mestrado em Direito e fez parte da primeira turma de doutorado de rádio e televisão na Universidade de São Paulo (USP).

Ele nasceu no Recife, em 1º de janeiro de 1933. Do pai herdou o nome e a vocação profissional. Os dois atuaram na Rádio Clube de Pernambuco. Foi na emissora que o pai, diretor de dramaturgia, contava com o filho para interpretar vozes infantis nos radiodramas.

“Comecei a ir para a Rádio Clube com mais ou menos 8 anos. Ia como meu pai [Luiz Maranhão]. Quando comecei a visitar a rádio, exercia a função do contrarregra. Eu fazia os ruídos nas novelas e ajudava a fazer sons de cavalo, de apito”, contou Luiz Maranhão Filho, em entrevista concedida ao Diario de Pernambuco em outubro de 2018.

Os primeiros passos de Maranhão Filho, rumo à profissão, foram iniciados no ano de 1940, e ele nunca parou. Foi repórter do Diario de Pernambuco, onde escrevia crônicas e críticas sobre rádio e teatro. Teve atuações como docente da Universidade Federal de Pernambuco e pesquisador do maior Congresso de Comunicação do Brasil, o Intercom, passagens por emissoras universitárias, por rádios e TVs na Bahia, Rio de Janeiro, além de Pernambuco.

O Núcleo de TV e Rádios Universitárias da UFPE, lamenta o falecimento do Professor. “Seu legado fica gravado na história da radiodifusão pernambucana e do NTVRU, produzindo, escrevendo, narrando, conduzindo equipes e, fundamentalmente, contribuindo, como professor e profissional da mídia, na formação de centenas de profissionais que hoje atuam na comunicação. Nos solidarizamos com familiares e amigos!”, comenta a nota de pesar.

Velório e sepultamento

O velório de Luiz Maranhão Filho acontece neste domingo (21), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. O sepultamento está previsto para acontecer às 16h.